Mensagem do Ninawa Huni Kuî sobre COVID19

Atualizado: Mai 18

Ninawa Huni Kui, presidente da Federação do Povo Huni Kuin do estado do Acre, reafirma a importância da prevenção contra a COVID-19, principalmente do isolamento social, comenta sobre os casos confirmados entre os Huni Kui e traz um pouco da cosmovisão compartilhada pelos anciões(ãs) e guardiões(ãs), que atribui a maior parte das doenças ao fato de comermos caça e pescado, alem de algumas plantas e outros seres com os quais interagimos, os quais se vingam e mandam seu nisun, que pode resultar em doença e morte.


Lembra da importância das medicinas, que servem para descobrir a ação destes agentes invisíveis e de contra-efetuar, através do canto, do sopro, de perfumes e plantas medicinais, o movimento de captura do espírito da vítima por parte dos animais mortos. O universo da floresta é, assim, habitado por uma multiplicidade de espécies que são sujeitos e negociam seu direito ao espaço e à própria vida. Cabe a nós que vivemos, em escala planetária, um problema em comum; buscar uma solução, que também terá de ser comum.


Assim, o povo Huni Kui agradece a toda irmandade que colaborou e vem apoiando as campanhas que visam mitigar os efeitos da pandemia da COVID-19, para que toda nação Huni Kui possa seguir resistindo com a força de Yushibu, protegendo as florestas, nutrindo as tradições, guardando e compartilhando conhecimentos ancestrais e defendendo valores para a manutenção da vida.




#HuniKuiContraCovid

#FicaNaAldeiaTxai

#ficaemcasatxai

#hunikui

#indigenasdobrasil

#ficanaaldeiaparente

#kaxinawa

#indigena

#hauxhaux


195 visualizações

© Copyright© 2020, FEPHAC,  Todos os direitos reservados.